quarta-feira, 15 de julho de 2009

ECONOMIA

Oi terá que cancelar linha de celular em lojaDa Redação
A 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar nesta terça-feira ao Ministério Público Federal (MPF) para que a operadora de telefonia Oi atenda, em suas lojas próprias ou em franqueadas, os pedidos de rescisão de contratos de linhas móveis feitos por consumidores.

“Algumas pessoas têm dificuldade de lidar com call centers, como os idosos, por exemplo, que preferem se dirigir às lojas. Outra questão é a dificuldade de se cancelar um celular através do telefone. Às vezes, a pessoa perde a paciência e não consegue cancelar. Por outro lado, ali na loja, a empresa já é obrigada a dar um protocolo de atendimento ao cliente, que vai comprovar a solicitação de cancelamento”, afirmou o procurador da República Cláudio Gheventer.

Segundo o Ministério Público, a empresa faz o cancelamento atualmente somente pelo call center, o que contraria determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

De acordo com a liminar, a Oi tem três dias para começar a receber os pedidos de cancelamento em suas próprias lojas. Caso a empresa de telefonia descumpra a decisão judicial, terá que pagar uma multa diária de R$ 50 mil.

Segundo Gheventer, que entrou com a ação contra a Oi, o atendimento dos pedidos de rescisão nas lojas proporciona um conforto e uma garantia maior para os clientes, ao contrário das centrais telefônicas. A operadora de telefonia Oi informou que ainda não foi notificada oficialmente da decisão da 28a Vara Federal.
PLANTÃO

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