segunda-feira, 13 de julho de 2009

ECONOMIA


Economia - Proposta da Área de Livre Comércio deve chegar ao governo federal
07/10/09 às 11h26min



Santarém - Após passar pelos poderes municipal e estadual, o próximo passo é conseguir apoio na última esfera.

A Área de Livre Comércio é um segmento isento de determinados impostos, o que gera valores menores para a compra e venda de produtos. O projeto de implantação da ALC propõe vantagens aos empresários e a sociedade em geral.

“Os produtos aqui adquiridos e comercializados recebem benefícios fiscais com a suspensão de IPI, crédito do ICMS, PIS, COFINS o que gera um custo a menos em torno de 38%, então você tem uma queda substancial nos preços e logo a população vai ser beneficiada, pois vai comprar mais barato”, explicou Alberto Oliveira, presidente da comissão da ALC

Esta semana, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santarém apresentaram a proposta e explicaram sobre as vantagens da Área para a prefeita Maria do Carmo.

O poder executivo prometeu apoio e reconheceu que é um grande desafio.

A partir de agora o município deve agilizar o processo convencendo o governo federal da importância da implantação de uma ALC na região para impulsionar o desenvolvimento com base no comércio.

“Não é fácil conseguir instalar aqui uma área de livre comércio, pois um projeto de lei não resolve, necessitaria da intervenção do poder executivo, no caso o governo federal no sentido de ter isso como uma proposta sua e implementar, independente de um projeto de lei ou não, porque isso vai levar pelo menos dois ou três anos para ser aprovado e se for uma decisão do governo federal obviamente que ela é mais célere”, afirmou Maria do Carmo.

A prefeita destacou ainda que este final de semana segue para Brasília onde já solicitou uma audiência com o ministro do Comércio e da Indústria para tratar a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário