sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

VESTIBULAR




Após problemas no Enem, presidente do Inep deixa o cargo
Reynaldo Fernandes colocou o cargo à disposição nesta quinta.
Exoneração ainda precisa ser publicada no Diário Oficial.

Fernanda Calgaro
Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+







Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr Logo após o fim da aplicação do Enem, no dia 6 de dezembro, Reynaldo Fernandes faz balanço sobre o exame (Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)Após os problemas ocorridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Reynaldo Fernandes resolveu sair da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) que aplica a prova. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria de imprensa do Inep.



O cargo foi colocado à disposição do ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira. Na carta de demissão, Fernandes alega motivos pessoais. A exoneração ainda tem de ser publicada no "Diário Oficial da União".



Segundo a assessoria de imprensa do MEC, o nome do novo presidente do instituto será anunciado na próxima segunda-feira. Nesta sexta-feira, Haddad participa da inauguração de um prédio na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no Rio Grande do Sul.

Problemas

A aplicação do exame, prevista inicialmente para os dias 3 e 4 de outubro, foi cancelada dias antes após vir à tona a denúncia de que os cadernos de provas haviam sido furtados da gráfica em São Paulo. Por conta disso, o exame teve de ser remarcado para dezembro e algumas universidades federais desistiram de adotar o resultado do Enem no seu processo seletivo por falta de tempo hábil. No total, das 55 federais, 37 vão usar a nota de alguma forma.



O exame teve ainda abstenção recorde de mais de 37% (ou 1,5 milhão de candidatos), gabarito divulgado errado e uma questão anulada.



Veja galeria de fotos do primeiro dia do Enem



Veja galeria de fotos do segundo dia do Enem



Depois que o exame aconteceu, já se sabia que haveria uma reestruturação no Inep, com a demissão de alguns funcionários, mas que Fernandes seria mantido.



Na presidência do órgão deste outubro de 2005, ele é professor titular do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto (SP). Antes de ocupar a presidência do Inep, ele foi presidente da Escola de Administração Fazendária (Esaf), do Ministério da Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário