terça-feira, 3 de novembro de 2009

DINHEIRO


Dinheiro pago a mais na conta de luz pode ser devolvido para brasileiros
Segundo o Tribunal de Contas da União, o que está errado é a forma usada para reajustar a tarifa de energia. Se os contratos forem revistos, as contas podem ficar 2% mais baratas por ano.

Gioconda Brasil-Brasília

Tamanho da letra
A- A+


Os consumidores vão receber de volta o dinheiro pago a mais nas contas de luz dos últimos sete anos. As grandes distribuidoras de energia concordam que houve um erro na cobrança das taxas.

Segundo o Tribunal de Contas da União, o que está errado é a forma que vem sendo usada para reajustar a tarifa de energia. O motivo é bem técnico: é que o crescimento da demanda por energia deveria estar sendo usada para reduzir o percentual de reajuste e isso não está acontecendo. Segundo o TCU, se os contratos forem revistos, as contas de luz podem ficar 2% mais baratas por ano a partir de agora.

As grandes empresas de energia já falam em ressarcir o consumidor. Mas segundo a ANEEL, agência que fiscaliza o setor, elas não podem ficar somente na conversa. Elas têm que formalizar a intenção. De qualquer forma, o assunto vai ser discutido na semana que vem em Brasília entre a ANEEL, o Ministério da Fazenda e o Ministério de Minas e Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário