quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ARTE NA ESCOLA

:. PROJETOS
--------------------------------------------------------------------------------


PROJETOS INSTITUCIONAIS:


--------------------------------------------------------------------------------

Projeto de Produção Associada ao Turismo

O Projeto de Produção Associada ao Turismo, desenvolvido pelo Instituto Estrada Real e financiado pelo Ministério do Turismo, visa, através do incentivo à atividade turística, criar novos produtos que valorizem aspectos culturais e gerem renda para as regiões envolvidas, promovendo o desenvolvimento sustentável. O museu integra-se no desenvolvimeto do produto Gemas e Jóias.



--------------------------------------------------------------------------------


Projeto “Arte, Cultura, Ciência e Patrimônio: ações educativas complementares”




O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, mantido pelo Ministério da Educação, aprovou o projeto “Arte, Cultura, Ciência e Patrimônio: ações educativas complementares” que oportunizará a estudantes de sétima série de escolas municipais dos distritos a realização de oficinas nos seguintes espaços: Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, Museu Casa dos Contos, Museu da Inconfidência, Museu do Oratório e Núcleo de Educação Matemática do Departamento de Matemática/ICEB/UFOP.


No Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, os alunos realizam oficinas de Astronomia, Mineralogia e Pigmentos, Paleontologia e visitas monitoradas aos diversos setores, inclusive no Observatório Astronômico.


O atendimento é realizado pro alunos, bolsistas dos projetos de extensão. O FNDE além de algumas bolsas financia material de consumo e os deslocamentos das escolas até os museus.


O projeto é uma parceria dos respectivos museus com o Fórum de Museus de Ouro Preto e a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.



--------------------------------------------------------------------------------


Projeto "Organização, Restauração e Difusão do Acervo Técnico-Científico da UFOP - Novos Elementos Para a História da Ciência no Brasil"

Consiste no financiamento por parte do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a implantação do Núcleo de Restauro de Equipamentos Científicos, o levantamento de documentação histórica relacionada às Escola de Minas e de Farmácia de Ouro Preto e à aquisição de equipamentos para apoiar o projetos de digitalização do acervo do museu visando a sua disponibilização na Internet. Proposto pelo museu e outros organismos da UFOP, foi coordenado pela Diretoria do CESD - Centro de Estudos do Século Dezoito (MinC-MEC-UFOP).



--------------------------------------------------------------------------------


Projeto DINAMIZAÇÃO EDUCATIVA DO MCT/EM/UFOP: Criação de Kits para o Ensino de Ciências
Financiado em 2004 pelo CNPq, e atualmente pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, resultará na criação de vários Kits para o Ensino de Astronomia, Kit para o Ensino de Geociências e Kit de Crescimento de Cristais elaborado pela equipe do museu a ser distribuídos em escolas públicas de Ouro Preto e região para utilização dos professores e alunos.


--------------------------------------------------------------------------------


Projeto DINAMIZAÇÃO EDUCATIVA DO MCT/EM/UFOP: Criação de ambientes didáticos
Outro projeto financiado pelo CNPq pretende instalar no museu um completo laboratório de ensino de ciências com avançados recursos de multimídia para atendimento as escolas que visitam o museu bem como para realização de cursos e oficinas para a comunidade e capacitação de professores.


--------------------------------------------------------------------------------


PROJETOS DE EXTENSÃO:

PROGRAMA DE APOIO A EDUCAÇÃO BÁSICA - POBASE

Fomentado pelo Ministério da Educação em 2004 e 2005 (PROEXT), este programa comtempla ações de formação e qualificação de professores do Ensino Fundamental.

O Museu em conjunto com docentes dos departamentos de Matemática e Química do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas e dos departamentos de Educação, História e Letras do Instituto de Ciências Humasnas e Sociais da UFOP, realizam uma série de atividades formativas.

O PROBASE atua ainda em parceria com as Prefeituras de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana, Ouro Preto e sata Bárbara, além da 25a. Superintendência Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação.

PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - PMOP/MCT/EM/UFOP
O Projeto Educação Patrimonial, desenvolvido há vários anos pela Profa. Terezinha Lobo Leite, da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, consiste em um trabalho preparatório com alunos e professores do ensino fundamental e com uma visita de alunos das escolas municipais de sede e do distrito aos principais monumentos da cidade.



O projeto tem o objetivo de chamar a atenção dos alunos para necessidade de preservar as construções e o patrimônio histórico e arquitetônico de Ouro Preto, além de oportunizar aos estudantes dos distritos o contato com este patrimônio único.



Na parceria com o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP, os alunos assistem a uma palestra sobre a arte e a técnica da cantaria, ministrada pelo professor Osmar Alves de Oliveira Júnior, mais conhecido pelo apelido de Kelé, professor aposentado da Escola de Minas/UFOP e atual professor associado do museu. Em seguida os alunos são orientados pelo prof. Kelé em uma visita ao Setor de Mineração, onde encontra-se uma exposição da Oficina de Cantaria, mantida pelo Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Minas da UFOP sob Coordenação do Prof. Carlos Alberto Pereira e do mestre em cantaria “Mestre Juca”.



A cantaria é a técnica de lavrar pedras para a estruturação ou ornamentação de construções arquitetônicas, largamente empregada nas obras de Ouro Preto no período barroco.

PROGRAMA INTEGRADO DE EXTENSÃO PARA O ENSINO E A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA - PRO-CIÊNCIA
Criado no primeiro semestre de 2004 este programa reúne todos os projetos de divulgação científica desenvolvidos no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP , além dos vários cursos e oficinas ministrados para a comunidade e escolas de região.

Apenas no primeiro semestre de 2004 foram oferecidos pelo museu em articulação com diversos departamentos da UFOP os seguintes cursos e oficinas:
Contexto Histórico e Museológico do Acervo da Escola de Minas/UFOP,
Curso de Capacitação dos Funcionários e Guias de Turismo – Astronomia, Topografia e Desenho,
Oficina de Pigmentos,
Oficina de Crescimento de Cristais,
oficina de Dobradura e Mineralogia,
Oficina de Paleontologia,
Oficina de Astronomia,
Curso História do Papel e da Imprensa,
Oficina Aprendendo com o Céu: o que nos ensinam nossos antepassados e Oficina Colônia de Férias para Jovens Astrônomos dentro da programação do Fórum das Artes.

PROJETOS INTEGRANTES DO PRO-CIENCIA:



--------------------------------------------------------------------------------


Projeto Astronomia na Comunidade
O projeto Astronomia na Comunidade atende escolas e visitantes (turistas e comunidade) nas instalações do Observatório Astronômico e do setor de Astronomia do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas UFOP permitindo o contato destas pessoas com o conhecimento científico/astronômico. A metodologia empregada é o atendimento monitorado por parte de alunos e professores da UFOP. Semestralmente são atendidos dezenas de escolas e milhares de visitantes.


--------------------------------------------------------------------------------


Projeto Astronomia Itinerante
O projeto Astronomia Itinerante, iniciativa pioneira no estado, comtempla o deslocamento de telescópios, computador, projetor multimídia e equipe técnica até bairros e distritos de Ouro Preto e cidades vizinhas para atendimento da comunidade mediante apresentação de palestras e atividades de observação de astros do céu noturno, permitindo o contato destas pessoas com o conhecimento científico/astronômico. A cada semestre várias escolas e algumas comunidades são atendidas.


--------------------------------------------------------------------------------


Projeto Museu Educa
O projeto Museu Educa implantou o atendimento monitorado a escolas e grupos visitantes (turistas e comunidade) nas instalações do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas UFOP permitindo o contato destas pessoas com o conhecimento científico e a preservação da memória científica e tecnológica nacional.

Semelhante ao projeto Astronomia na Comunidade o atendimento monitorado é realizado por parte de alunos e professores da UFOP.

Dezenas de turmas de escolas públicas e particulares são atendidas dentro do projeto.


--------------------------------------------------------------------------------


Projeto Programas de Rádio de Divulgação Científica
Os Programas de Rádio de Divulgação Científica, são programas curtos com duração média de três minutos, onde serão apresentadas informações sobre Ciência de uma maneira em geral e particularmente sobre Astronomia e sobre o acervo do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas UFOP, possibilitando ao público da Rádio UFOP FM um o contato o conhecimento científico/astronômico.

Assim são apresentados diariamente (a exceção dos domingos) três inserções do programa “Memória da Ciência e da Técnica” que resgata a utilização e importância científica de parte do acervo do museu e “Minuto Astronômico” que enfatiza diversos assuntos da astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário